os textos aqui apresentados são redigidos em desacordo com o Acordo Ortográfico #AO90







quarta-feira, 18 de agosto de 2010

se um de vós fizer o obséquio de explicar à moça o porquê de tanta revolta...

...agradecia!

é que eu fiquei sem palavras.

imagem e notícia retiradas do SAPO [17 de Agosto]

2 comentários:

Clairvoyant disse...

Dá licença que eu meta a minha colherada?

Mas alguém imagina que os soldados são formados para fazer amizades? Alguém tem a ilusão de que na guerra se trocam ramos de flores com o inimigo com um cartãozinho a convidar para a churrascada lá em casa com a malta do bairro?

O que eu não entendo é porque raio estas fotos chegam a público. Fazem com que as pessoas se lembrem de coisas que na realidade preferem não saber. Ninguém quer saber como é mantida a paz num país, apenas que a tenham.

A malta não quer nem precisa de saber como ou porquê pode rumar de férias para o Algarve, apenas usufrui. Não interessa se existem acções militares nos bastidores que permitem que gozemos dessa liberdade. Os israelitas não são diferentes. O problema é quando se sabe o que aconteceu para que eles pudessem ter um dia de pança ao Sol na praia mais próxima.

As forças armadas são um instrumento terrivel que devem ser utilizadas em ultima instância, mas ainda assim úteis e necessárias. Não é politicamente correcto que possam divertir-se com o que fazem, que possam gostar dos cenários de guerra e de encher de chumbo quem nos arreliou. Nós queremos é que façam o serviço sujo por nós, por quaisquer meios necessários, mas que não se saiba e que tenham um ar grave e concentrado em cada fotografia ou video.

Sim, podem ser um bocado loucos, mas isso não desculpa a nossa hipocrisia de enviar homens e mulheres em missões nas quais podem perder as vidas e exigir que seja tudo de acordo com as nossas regras de gentinha bem.

E há que pensar também, que antes de serem soldados armados (com armas que nós lhes fornecemos e com um treino que lhes impusemos) eram os nossos filhos, pais ou irmãos. E ainda o são.

Pior do que a hipocrisia, só a cobardia de quem envia gente para o inferno, a ver os seus amigos e camaradas a morrerem nas suas mãos, e querer que estes sejam máquinas sem sentimentos, imunes às violências psicológicas, como se a farda e o estatuto de soldado os tornassem em super homens e mulheres. No final, somos todos super moralistas e temos o direito de apontar o dedo a quem foi fazer o serviço sujo por nós. Parabéns a todos os intelectuais objectores de consciência, que não pegam em armas para defender as suas famílias, mas criticam quem entrega o sangue para que tenham essa liberdade.

lady.bug disse...

Toda a licença.
Obrigada pelo seu contributo.