os textos aqui apresentados são redigidos em desacordo com o Acordo Ortográfico #AO90







domingo, 13 de fevereiro de 2011

a magia da rádio


E lá fui eu à Prova Oral, com a Ana, falar de filosofia para crianças e criatividade. Sim, sabia ao que ia, pois sou ouvinte habitual da Prova Oral e gosto do estilo informal e do «caos» que se instala com as intervenções do Alvim e das pessoas que ligam para falar.

Gosto sobretudo da variedade de temas que por lá passa e da forma como dão voz aos conhecidos e aos desconhecidos.

Já lá tinha estado em 2006 ou 2007, para falar dos seis chapéus do pensamento, com o Alvim e a Marisa Jamaica. Desta vez, tive a companhia da Xana Alves e levei comigo a Ana Dominguez, com quem partilho o projecto de filosofia e criatividade.

A conversa teve de tudo um pouco: o amor, o espanto, as perguntas, as respostas, o brincar, o aprender… foi interessante ouvirmos como é que a Ana utiliza o twitter em sala de aula, abrindo as portas do mundo das crianças da #sala3.

O motivo da presença na Prova Oral é um evento denominado Sentir Pensamentos
Pensar Sentidos, que vai ter lugar no Colégio D. José I, em Aveiro. Trata-se de um encontro que surgiu da ideia partilhada de duas pessoas que se sentaram à frente de um computador, algures em Coimbra e disseram: «em 2011 vamos organizar um encontro de filosofia.» E do pensar à acção foi um instante e é com muito prazer que contamos com convidados como o Tomás Magalhães Carneiro e a Dina Mendonça para dar forma a uma manhã de comunicações direccionadas para pais, educadores e professores. O evento tem entrada livre e já temos a lotação da sala esgotada desde há algumas semanas. Todas as pessoas desta equipa, desde o designer do flyer aos comunicadores, participam de forma voluntária e com imensa vontade de partilhar o seu saber. É algo que tenho que assinalar, esta participação pro bono, pois esta ideia surgiu sem qualquer tipo de orçamento a suportá-la e acabámos por receber apoios de índole não monetária. Em tempos de crise, consideramos que o «saldo» é muito positivo. E a presença da Prova Oral também contribuiu para a «positividade» do saldo.

E agora? Agora é tempo dos últimos preparativos para o Encontro, para que nada falhe ou falte a quem vai estar presente.

O press release do Encontro pode ser lido aqui. E sim, podem partilhá-lo com quem entenderem. Podem, ainda, visitar as facebook pages Filosofia e Criatividade e Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos e acompanhar, no twitter, através das contas @pensarcriarser ou @joanarssousa.



[no dia 07 de Fevereiro fui aos tops do twitter! - para quem não sabe, eu sou conhecida como Purzi, lá na aldeia do passarinho azul. thanks guys!]


[notem como o meu Arturinho esteve tão atento e captou a essência da coisa!]

3 comentários:

gui.tattoo disse...

...e foi muito bonito de se... Ver, claro q foi bonito de se Ver ;)

Pobre(o)Tanas disse...

Pobre(o)Tana Gosta disto! Ah espera... Isso é no FB... Mas vale na mesma! :)

lady.bug disse...

:)
obrigadaaaaaaaaaaaaaa