os textos aqui apresentados são redigidos em desacordo com o Acordo Ortográfico #AO90







segunda-feira, 13 de junho de 2011

Sorin | Teatro Noh



fotografia retirada do site do TNDM II
«O Samurai e Daimyo “Sorin Otomo” foi um guerreiro conhecido como aquele que fomentou o comércio com Portugal, enviou os meninos embaixadores para Portugal e se converteu ao cristianismo. Esta peça enaltece o feito e a glória deste nobre samurai, personagem importante da História, assim como descreve sua vida e seu sofrimento como guerreiro.

No âmbito das celebrações do 150.º aniversário da assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão em 2010, o TNDM II apresenta os espectáculos “Auto da Barca de Viagem” e “Sorin”. O Grupo Sakuramakai dá aqui testemunho de uma arte teatral milenar do Japão que combina a música, a dança e a poesia. Consagrado desde o século XIV como arte popular, o Teatro Noh chegou mesmo a ser considerado a cerimónia artística oficial do Estado.

Classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, o Noh é eleito por muitos como a mais rica arte em simbolismos do mundo. Trata-se de uma arte abstracta, tradicionalmente executada apenas por homens, que tem no vestuário a visualização do espírito e da essência das personagens representadas.»

info: TNDM II


e nós fomos. e gostámos. é uma forma de representação única. e só ficámos um bocadinho receosos quando o Embaixador do Japão disse que a linguagem de Noh era, para ele, um do domínio do incompreensível.
ora, se o senhor é japonês... e nós portugueses. ok, venha daí o Noh.

a plateia estava cheia de VIPs e caras conhecidas, nomeadamente Diogo Infante (no qual tropecei umas duas vezes), Joana Sousa, o Embaixador do Japão, João Sousa, entre outros.









Sem comentários: