os textos aqui apresentados são redigidos em desacordo com o Acordo Ortográfico #AO90







sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

o #twittmedula #1 de 2012

Apareçam no Pulido Valente (Lisboa), no dia 13 de Fev, pelas 10h. Venham fazer parte do Medula Army




O que é? Como surgiu?


O Twitter é uma plataforma de comunicação que, cada vez mais, se torna parte das nossas vidas. É uma rede social onde a hierarquia é esmagada pela vontade de partilhar conhecimentos, ideias, de estabelecer contactos e de passar um bom bocado, cultivando a boa disposição.

Ora se o Twitter consegue mobilizar as pessoas para um encontro informal para beber café e conhecer o rosto atrás do avatar… porque não utilizar o Twitter para sensibilizar os utilizadores para o registo na base de dados de potenciais dadores de medula óssea?

E assim foi! A ideia surgiu de pessoas como a @inesribeiro e a @paulapico, tendo-se juntado a elas o @nunosarandes, no sentido de divulgar massivamente o evento. Escolhida a data e o local (em Lisboa, Pulido Valente), bastou passar a mensagem, esclarecer possíveis dúvidas (quais as condições para ser dador, por exº) e o primeiro #twittmedula em Julho de 2009.

A partir daí, a família #twittmedula abraçou a causa e no dia 03 de Março de 2010 teve lugar o IV evento deste tipo. Salientamos o especial de Natal, no dia 23 de Dezembro, que juntou twitters em Lisboa e no Porto! E o fantástico de tudo isto, é que os twitters «arrastam» não-twitters e a família ultrapassa a teia da rede social.

O twittmedula também foi notícia na TSF, que divulgou o evento. E a timeline já conhece o espírito desta família e são inúmeras as pessoas que colaboram fazendo RT dos eventos e divulgando noutras redes sociais (como o Facebook, por exº.).

Reconhecemos a capacidade rápida com que a mensagem passa no Twitter ou no Facebook e utilizamos esta «vantagem» para passar uma mensagem simples, mas muito importante: quantos mais potenciais dadores de medula óssea constarem nas bases de dados, mais probabilidades existem de quem está doente encontrar um dador compatível.

E o registo não custa nada! Basta uma picada et voilà!



Info importante

Condições para ser dador de medula óssea:
- ter entre 18 e 45 anos
- mais de 50 kgs
- nunca ter levado uma transfusão sanguínea
(outros casos de doença mais específicos deverão ser avaliados pelo CEDACE)

Informações adicionais

CEDACE (Centro de Histocompatibilidade do Sul)- http://www.chsul.pt/web/

Sem comentários: